Deficientes... Portadores de necessidades especiais... Excepcionais... Qual é a terminologia adequada?
Esse post foi sugestão de uma mãe e amiga que já está nesta jornada há mais tempo e nos alertou sobre a terminologia correta a ser usada nos textos escritos aqui no blog. Muitas vezes não nos damos conta, mas repetimos erroneamente muitos termos que já caíram em desuso e outros que além de antiquados soam pejorativos. Segundo Romeu Kazumi Sassaki, consultor de inclusão social, educacional e laboral, "jamais houve ou haverá um único termo correto, válido definitivamente em todos os tempos e espaços", ou seja, não há uma regra universal de como se referir às pessoas com deficiências mas há sim termos convencionalmente aceitos e que devem ser usados preferencialmente, já que a evolução histórica dessas terminologias é fruto de debates e reflexões que evidenciam uma real preocupação da sociedade, em especial dos movimentos e organizações mundiais de pessoas com deficiência, em se tratar o assunto com seriedade e respeito. "A construção de uma verdadeira soc...